Por Cultura Plural
Foto: Julia BusarelloPor: Julia Busarello
O Plateia Pensante aproxima o público com a arte de forma crítica e avalia produções de maneira aprofundada por meio de atividades, interações e aulas. Os primeiros encontros foram realizados no fim de agosto, com atividades para crianças, adultos e idosos, que serão executadas a cada 15 dias. O programa foi contemplado pela política nacional Aldir Blanc e é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
Em entrevista para o Cultura e Pluralidades, Bruna Bayley, coordenadora geral do projeto, afirma que a iniciativa ajuda o público a contemplar a arte de forma aprofundada. “Não basta apenas assistir a um espetáculo e pensar se gostou ou não. É importante entender o que forma nosso gosto”.
A Escola Municipal Professor Coronel Cláudio, em Ponta Grossa, recebeu o projeto em 28 de agosto. Com mediação de Kelly Vieira Baba, o encontro trabalhou com apresentação dinâmica, entrega de materiais e jogos de teatro. As atividades foram desenvolvidas pela coordenadora pedagógica Herica Veryano para exercitar a criatividade.

Mesmo tensa, a auxiliar de mediação Ana Caroline Martins não sentiu dificuldade em trabalhar com as crianças. “A participação das crianças, se elas vão se interessar, gostar e entender, é sempre uma preocupação. E hoje a criança veio me dizer que queria que o encontro fosse todo dia. Superou totalmente as minhas expectativas para a reunião”. O Plateia Pensante faz parte da Escola de Espectadores, que surgiu em Buenos Aires, na Argentina, em 2001, através da idealização do professor e crítico teatral Jorge Dubatti. Desde então, foram criadas 90 escolas que estimulam o pensamento crítico do público. As próximas reuniões serão realizadas amanhã, 08/09, das 20 às 21h30, no conservatório municipal, para o público adulto; dia 09/09, das 14h às 15h30, no SESC Estação Saudade, para idosos; e dia 11/09, em dois horários, de 13 até às 14h30 e 14h30 até 16 horas na Escola Professor Coronel Guimarães para as turmas infantis. As aulas se encerram em 12 de dezembro.