Retomada do Jardim Sensorial é uma das marcas do evento
A 14ª edição da Expo&Flor teve início na sexta-feira (5) e se estende até a próxima segunda-feira (15). O evento reúne exposição de flores, frutíferas, plantas ornamentais, orquídeas, vasos, artesanato e gastronomia. A iniciativa é do Rotary Club Ponta Grossa Alagados que organiza o festival e, em todas as edições, destina a renda à projetos sociais escolhidos por uma banca avaliadora formada por membros do próprio Rotary e representantes da comunidade.
Uma novidade desta edição é o Jardim Sensorial, um espaço que estimula os cinco sentidos do corpo humano. O foco são os alunos das escolas municipais que, por meio de palestras vinculadas ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), irão à feira. Divididos em estações, cada seção estimula um sentido, com sons, aromas, cores vibrantes e diferentes texturas e sabores. Para a Emily Tochinsk, organizadora dos stands, a feira gera muita movimentação na cidade de Ponta Grossa, “vem muita gente de fora para comprar na Expoflor. O pessoal vem para dormir, então gera muito turismo para a cidade”, relata.
As flores vêm direto de Holambra (SP), capital internacional das Flores e maior produtora da América Latina. A Expoflor já se tornou tradição, e Neuci Gebeluca conta que espera todos os anos pela feira e que nunca sai de mãos vazias. “ Todo ano eu tenho que comprar alguma, né? Eu sou apaixonada por orquídeas”. A feira acontece das 09h às 21h, no Parque Ambiental de Ponta Grossa e a entrada é gratuita.