Por Lívia Anjos
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) recebeu nessa quarta-feira (26), mais uma exposição em sua Galeria. A exibição artística, do professor Renato Torres, “Passos Leves”, tem obras que retratam as luzes da cidade à noite. As paisagens noturnas têm o objetivo de apresentar os pontos de luz como elementos de estética, mobilidade, segurança e tecnologia.
A ideia das obras artísticas surgiu quando Renato foi acampar em uma viagem na montanha Tucum, em Campina Grande do Sul, e ali na altitude ele viu as luzes se acenderem no final da tarde. Anos depois, Torres voltou para fazer sua série de trabalhos. O professor comenta que a escolha do nome da exposição é por conta de que quando você anda de noite é sempre com cuidado, com tranquilidade, além de atentar para o silêncio.
A aluna de licenciatura em Artes Visuais na UEPG, Camile Sandrino, que prestigiou a exposição, comenta que o que mais chamou sua atenção foi “a relação que ela tem com a gravura, com a fotografia e também com a pintura. Trazendo em escalas grandes, é muito legal e bonito. A ideia traz uma reflexão diferente sobre pensar essa luz e representa de um jeito, pensando na relação com a gravura e a fotografia”.
Esta proposta cultural, escolhida através do edital de ocupação promovido pela Proex, é realizada com o suporte da Política Nacional Aldir Blanc, articulada pelo Núcleo de Cultura da FAUEPG. A exibição artística segue até o dia 18 de setembro, na Galeria da Proex, com entrada gratuita.