Por Cultura Plural
 
	 Créditos: Divulgação
	
	
	Créditos: DivulgaçãoPor Fabricio Zvir
O Cine PG recebe nesta quinta-feira (28/08) a estreia do curta-metragem de animação Chiquinho D’Alembebe em: a verdade sobre Vila Velha, às 19 horas, com entrada gratuita. A produção é assinada pelas editoras ponta-grossenses Arte Telúrica e ABC Projetos Culturais, e marca a chegada do personagem criado pela escritora Marivete Souta às telas.
Com mais de 30 mil exemplares em circulação em escolas e residências do Paraná, Chiquinho é um garoto negro de 8 anos, morador de Itaiacoca, que leva às histórias a cultura regional e memórias locais. Além dos livros, o personagem já ganhou vida em teatro de fantoches e, agora, após 16 anos de trajetória, estreia no audiovisual.
A animação, produzida pelo Studio Laqua, tem cerca de oito minutos e foi desenvolvida com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Ponta Grossa. O enredo revisita a lenda de Vila Velha, trazendo novas revelações do personagem em uma narrativa voltada ao público infantil e à valorização do folclore regional.
O curta também foi pensado com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, libras e legendas ocultas via aplicativo MLoad para incluir pessoas com deficiência visual e auditiva. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com a equipe do estúdio, a escritora Marivete Souta e a produção editorial.
O Cine PG terá programação semanal, sempre às quartas-feiras, com sessões gratuitas, cineclube e debates voltados à formação de público e valorização do cinema independente. As sessões ocorrem no Centro de Cultura de Ponta Grossa, na Rua Doutor Colares, 436, Centro.
