Por Vitória Schrederhof
A Secretaria Municipal de Cultura realizou um encontro para discutir com a comunidade a utilização da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A oitiva aconteceu no Centro de Cultura de Ponta Grossa no último dia 4 e foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e apresentar sugestões em relação ao uso da PNAB. Na discussão, estiveram presentes diversos produtores culturais da cidade interessados em utilizar a política em seus projetos e discutir sobre a aplicação da verba.
Os objetivos da Política Nacional Aldir Blanc são: fortalecer iniciativas culturais em todo o Brasil; reconhecer e apoiar atos culturais contínuos com espaços, grupos, coletivos, escolas, entre outros; trazer um modelo de fomento à cultura que abranja apoio plurianual a iniciativas independentes; promover estabilidade para iniciativas culturais de caráter contínuo; e ajudar no cumprimento do Plano de Cultura (nacional, municipal e estadual).
As iniciativas contempladas pelo programa são: espaços artísticos-culturais independentes, escolas livres de formação em arte e cultura; grupos e coletivos artísticos-culturais independentes; eventos artístico-culturais continuados. Essas iniciativas devem comprovar três anos de atuação contínua.
O município de Ponta Grossa recebeu como valor total da parcela da PNAC R$:2.323.895,38. Essa verba é dividida em categorias, com 25% destinados para Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), 50% para TCC e Pontões de Cultura, 10% para Fóruns e Teias de Pontos de Cultura, entre outras.
A produtora cultural Erika Rigoni Vernek diz que é importante participar desses eventos para que o público possa expressar sua opinião. “Como produtora cultural eu incentivo vários fazedores culturais, e eu acho isso muito importante tanto para cultura quanto para economia, porque é uma verba que vem e paga o fazedor de cultura, paga o produtor de cultura, e isso movimenta nossa economia”, observa.
O edital para inscrição na PNAB ainda não possui data de abertura. Segundo representantes da Secretária Municipal de Cultura de Ponta Grossa, o edital estará disponível no site da secretaria.