Por Cultura Plural
Por Lorena Rocha
Entre os dias 13 e 17 de agosto, o Sesc Estação Saudade sediará a 44ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR, realizada simultaneamente em 27 cidades do estado. Neste ano, o escritor homenageado será Dalton Trevisan, e o evento abordará a temática Cidades literárias, com debates sobre Urbanidades e literatura: a cidade como personagem; Cidade, pessoas e livros: a subjetividade dos invisíveis; O vampiro de Curitiba; e O que não cabe no corpo: escrita da falha e da fresta.
A programação de Ponta Grossa na 44ª Semana Literária contará, durante todos os dias do evento no Sesc Estação Saudade, com a exposição de telas Dalton Trevisan 100 anos, de Celso Parubocz. A mostra homenageia o escritor curitibano, falecido em 2024, e explora seu universo literário marcado por contos, entre eles O vampiro de Curitiba.
No dia 13, a agenda inclui a palestra A era dos thrillers, das 9 às 10h30, com Cláudia Lemes, autora de oito thrillers e duas vezes finalista do Prêmio Jabuti (2022 e 2024). O espetáculo Contos para enganar a morte, em duas sessões, das 14 às 14h45 e das 15 às 15h45, da Cia Contacausos, focados em montagem de espetáculos narrativos pautados nas histórias da cultura popular oral brasileira. A aula-espetáculo Costuras poéticas pelo fio da voz, com Renato Forin Jr, num misto de palestra, recital e show musical, das 19 às 21h. E para finalizar, o lançamento da 10ª coletânea Sesc de contos infantis também no dia 13 das 19h30 às 20h45.
Já no dia 14, a contação de histórias Historibulando, com Patrícia de Sá Maia, será apresentada em duas sessões, das 14 às 14h30 e das 14h30 às 15 horas. Depois, Patrícia também apresenta a oficina Manipulação de bonecos das 15 às 18 horas. Depois, acontecerá o lançamento do livro Jornalismo se escreve com seis letras: paixão, do jornalista e escritor Nilson Monteiro, das 18h30 às 20h30. O bate-papo das 19h às 20h será com Mariana Salomão Carrara, autora de Se Deus me chamar não vou e É sempre a hora de nossa morte amém.
No terceiro dia do evento, dia 15, das 9 às 12 horas, a oficina Análise e criação do livro ilustrado com Lucas Buchile irá abordar o percurso da literatura infantil de suas origens até as produções contemporâneas. Na sequência, das 14 às 15h30, haverá um bate-papo com Lucas Buchile e Alexandre Rampazo. Os escritores abordarão a literatura feita para a infância. Na parte da noite, das 19 às 21 horas, o lançamento do livro Ande comigo, de Marli Teresa Grando Amadei que aborda sua jornada pessoal na fé e introspecção.
No dia 16, a agenda inicia com um bate-papo com Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto e Pequena coreografia do adeus, em que haverá distribuição de autógrafos com senhas limitadas, das 14 às 15h30. Posteriormente, acontecerá bate-papo, das 15h30 às 16h30, com Ricardo Gonzaga e Patrícia Lima, autores vencedores do Prêmio Sesc Literatura 2024.
Dia 17, o último dia do evento, conta com a oficina O corpo na prática cênica, das 9 às 12 horas, com Domitila Gonzalez, professora de teatro que disponibilizará aos participantes a criação de um personagem a partir da mobilização do corpo e do imaginário. Mais tarde, das 14 às 15h30, o lançamento do livro O princípio da receptividade, de José Carlos Alves da Cruz, prevê novos olhares para a física teórica. As apresentações artísticas continuam das 14h30 às 16 horas com o teatro lambe-lambe Patrimônio em miniatura, do Coletivo Cacareco, que destacam representações de quatro patrimônios que moldam a identidade cultural de Ponta Grossa. Para finalizar a programação, das 15 às 16h30, ocorrerá o lançamento do livro de poemas Mais pesado que um planeta, de Lucas Walker.
A feira do livro contará com a participação da editora Lire, especializada em livros infantis e infantojuvenis, e das Livrarias Curitiba. Com o objetivo principal de popularizar a literatura e incentivar o acesso à leitura e à criatividade em todas as faixas etárias, a programação inclui bate-papos que aproximam autores com o público leitor, lançamentos e divulgação de obras, oficinas e apresentações artísticas que movimentam a cena cultural. Toda a agenda está disponível no site oficial do Sesc PR e o evento será gratuito, com atividades nas salas de espetáculos do Sesc Estação Saudade, na biblioteca e no espaço expositivo da plataforma da estação.