Por: Vitória Schrederhof
O Centro de Criatividade de Ponta Grossa recebeu, entre o fim do mês de junho e o começo de julho, o curso Figurino em Movimento. Ministrado pela figurinista, atriz e performer Viviane Follador, contou com oficinas que tinham como objetivo ensinar a reutilizar peças de roupas para criar novos looks, tanto casuais, quanto para personagens, conforme a escolha de cada um dos 30 participantes da iniciativa. O curso foi contemplado pelo edital Qualifica Paraná, via Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.
A primeira semana do curso contou com dinâmicas em que os participantes escreviam elementos para criação de personagens, levando em conta características como identidade de gênero do personagem, idade, estação, em que lugar vivia e qual a história que o indivíduo iria viver. Eles fizeram figurinos com peças reutilizáveis e desfilaram com os looks.
Na segunda semana, os participantes começaram a fazer seus próprios projetos pessoais para o desfile de finalização do curso. Cada um elaborou sua própria roupa, conforme sua personalidade, trouxe peças para a criação do figurino, construído por meio de costura, colação, pintura e acessórios. “Por se tratar de um curso que se propõe a trabalhar de forma sustentável, as expectativas foram atendidas. Em todo o curso, conseguimos explorar diversos aspectos de moda, figurinos e sustentabilidade”, destaca a professora Noemi de Oliveira, uma das participantes da iniciativa.
No dia 4 de julho, ocorreu o desfile de encerramento do curso, no Centro de Criatividade, em que os participantes apresentaram os figurinos produzidos. O evento contou com a apresentação da artista drag Kylie Woul Hill, que participou do curso e apresentou seu look final para a plateia.