Por Cultura Plural
Por Luciana Scherner
Você sabia que não é por acaso que no dia 23 de abril se comemora o Dia Mundial do Livro e o Dia Mundial dos Direitos Autorais? Essa data tornou-se simbólica para a Literatura Universal por ser o dia de nascimento e de morte de William Shakespeare. Sim, o dramaturgo mais famoso do mundo nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616.
Como se só essa coincidência de datas não bastasse, especula-se que Miguel de Cervantes, o gênio por trás de Dom Quixote, foi enterrado no mesmo dia e ano do bardo inglês. Outros nomes famosos da literatura mundial também nasceram ou morreram nesta data. Maurice Druon, autor da saga “Os Reis Malditos”, e Vladimir Nabokov, que escreveu “Lolita”, são os mais conhecidos no Brasil.
A data foi escolhida em 1995 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em sua XXVIII Conferência Geral, para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
Fontes:
CNN. Cervantes e Shakespeare morreram no mesmo dia? Saiba a verdadeira história no Dia Mundial do Livro. CNN Espanha, 23/04/2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/cervantes-e-shakespeare-morreram-no-mesmo-dia-saiba-verdadeira-historia-no-dia-mundial-do-livro/#:~:text=A%20Unesco%20explica%20em%20seu,como%20Maurice%20Druon%2C%20Haldor%20K.
SOUZA, Warley. “23 de abril – Dia Mundial do Livro”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-livro-valorizar-preciso.htm.