Por Cultura Plural
Por: Lucas Jolondek
Lisa, do Blackpink, finalmente lançou seu primeiro álbum como solista com 13 músicas e duas versões alternativas, “Alter Ego”. Após quase 10 anos de carreira como integrante do grupo sul-coreano, Lisa é a terceira das quatro integrantes a se lançar como solista. A artista disse em entrevistas que seu álbum foi um processo extremamente interessante de construir: “é um conceito divertido, então eu tenho cinco egos diferentes. Tem Roxi, Vixi, Sunni, Speedi e Kiki, então é uma cor muito diferente de Lisa neste álbum”. No trabalho, cada alter ego possui suas músicas que os definem.
“Rockstar”, primeiro single do álbum, estreou em junho de 2024. Em seguida, veio um feat com a cantora espanhola Rosalía, “New Woman”, lançado em agosto de 2024. Após isso, houve o lançamento do single “Moonlit Floor” no Global Citizen Festival em que Lisa se apresentou no dia 28 de Setembro. Após shows em eventos como o VMA de 2024, festivais e desfiles de moda, Lisa lançou “Born Again”, uma colaboração com as cantoras Raye e Doja Cat, no início de fevereiro de 2025. Por fim, o último single, Fxck Up The World (FUTW), foi lançado junto com o álbum no dia 28 de fevereiro de 2025.
Alter egos
Roxi é a responsável por “Rockstar” e “BADGRRRL’, seu signo é leão, sua aura e sua cor favorita são o roxo e o lugar que mais gosta de estar é em cima do palco junto de sua guitarra (vulgo também sua melhor amiga). Como é dito em sua apresentação: “É por isso que eu vivo, é para entreter e sempre comandar o palco”.
Sunni é a sentimental do grupo e a parte mais vulnerável de Lisa, ela representa as músicas “Moonlit Floor”, “Dream” e “When I’m With You”. Sunni é de peixes, a cor de sua aura é amarela e seu lugar favorito é sob o sol: “a praia é meu santuário, onde os raios dourados aquecem minha pele e os sussurros do oceano me enchem de inspiração”.
Kiki é a dona de “New Woman”, “Rapunzel” e “Born Again”, Kiki vive pela sua emoção. “Seja a playlist perfeita, uma aventura tarde da noite ou apenas algo para relaxar e conversar, me chame, me ligue ou me aponte, só não me deixe no modo de leitura”. Kiki é de áries, sua aura é rosa e seu local favorito é o shopping mais próximo.
Speedi é o ego de “Lifestyle”, “Elastigirl” e “Chill”. Ela gosta de adrenalina e velocidade, seu signo é libra e sua aura é verde, e, ironicamente, seu maior medo é uma placa de pare. Em suas músicas, a velocidade é constante e envolvente.
Vixi é a vilã do grupo, rápida e malvada é a dona de “Fxck up the world” e “Thunder”. Vixi é de escorpião, sua aura é vermelha, assim como sua cor favorita e ela não possui medo de nada. Lisa trouxe muitas inspirações dos vilões antigos dos quadrinhos para a criação desta personagem.
Discografia
Born Again (feat. Doja Cat & RAYE)
Born Again fala sobre a superação de uma forma madura após ter perdido seu parceiro, e o renascimento das cantoras após este acontecimento: “Se você tivesse tentado só mais algumas vezes, eu teria feito você acreditar, teria mostrado qual é a sensação de todas as noites de renascer, querido”. O clipe da música traz muitas referências a mulheres que fizeram parte da história, como uma forma de homenagem. A harmonia presente na música entre os vocais das três cantoras é o grande charme da produção.
Rockstar
Nesta música, Lisa busca trazer sua autoconfiança e o seu sucesso. Na letra, a cantora destaca sua influência em todo o mundo: “faço sua cantora favorita querer fazer rap, querido, La LaLisa, você pode me ensinar japonês? Eu disse: Sim, sim, Essa é minha vida, querido, sou uma estrela do rock”. No clipe de Rockstar, Lisa traz representatividade para a Tailândia (sua terra natal), e o clipe gerou tanta repercussão que influenciou no turismo do país.
Elastigirl
Lisa fala o quão habilidosa e poderosa é, e Elastigirl é uma auto celebração à sua flexibilidade física e emocional e como uma noite com ela pode ser inesquecível. A música faz referência à personagem Mulher Elástica, do filme “Os Incríveis”: “querido, isso não é uma performance, é um show. Eu posso ser tão inesquecível, você vai me chamar de Sra. Incrível”.
Thunder
A presença de Lisa e seu impacto por onde passa é comparada a um trovão – fenômeno natural que não pode ser contido. Thunder fala sobre sua força e autoconfiança imparável: “Uma coisa parecida com um trovão é eu tenho, faz você se perguntar: Como ela se tornou ela?”
New Woman (feat. Rosalía)
New Woman é uma música sobre redescobrimento, onde Lisa e Rosalía se transformam em novas mulheres, trazendo energia e confiança durante toda à música, com as cantoras relatando trajetórias de superação de desafios. A música também traz a sensação de poder de uma mulher renovada: “eu arraso quando entro em cena, vadia, é melhor desviar sou uma nova mulher, renovando a minha aura. Focada na minha mente, não tenho pressa, sou uma nova mulher”.
FXCK UP THE WORLD (feat. Future)
Autoconfiança pura, FUTW é o solo do alter ego de Vixi que é como a “vilã” de todos. A música é estruturada em dimensão de luxo e soberba: “eles querem a velha LISA, então escutem as minhas merdas antigas, porra. Acordei me sentindo tipo, FODA-SE, FODA-SE O MUNDO”. Fxck Up The World é mais ousado do que as outras músicas do álbum. No clipe, Lisa é pintada como uma vilã dos quadrinhos, parecida com a Arlequina dos quadrinhos originais.
Rapunzel (feat. Megan Thee Stallion)
Abordando ostentação, status, liberdade e confiança, Rapunzel traz o poder feminino e a luxuosidade. A música faz referência ao conto da princesa homônima, como se seus longos cabelos fosse a extensão de seu poder: “cabelo solto, me sentindo, cabelo solto (coisa de garota gostosa de verdade) Eu sou a Rapunzel da quebrada, mais de cem centímetros de cabelo”.
Moonlit Floor
Moonlit Floor fala sobre estar viver um romance na iluminada Paris, conhecida mundialmente como grande cidade do amor, por meio da paixão por um garoto francês: “Me beije sob o crepúsculo parisiense, Me beije na pista iluminada pela luz da Lua, então, me beije”. A música tem a sample de “Kiss Me” da banda Sixpense None The Richer, da qual Lisa já revelou ser fã.
When I’m With You (feat. Tyla)
A liberdade e o amor que surgem por uma pessoa inesperada são cantadas na música. Lisa e Tyla falam sobre conexão intensa com uma pessoa que possui um relacionamento mais casual: “todo o meu orgulho é jogado pela janela quando estou com você”. Na canção, o amor é aconselhado a não acontecer, mas Lisa e Tyla preferem ignorar e seguir em frente.
BADGRRRL
A rebeldia de Lisa como uma “garota má”, BADGRRRL representa as aventuras da artista durante a noite com muita audácia: “eu posso ser sua garota má…me encontre no estacionamento, vamos nos soltar, não me trate como uma dama”.
Lifestyle
Exaltando seu poder e sucesso, Lifestyle traz o estilo de vida luxuoso da cantora. Speedi é a dona de sua música, e a produção se ampara em um refrão energético. Independente dos haters e pessoas que não suportam sua presença, Lisa se mostra confiante o suficiente para viver sua vida do jeito que ela quiser.
Chill
Chill mostra a parte de Lisa da qual ela não gosta de jogos infantis com sentimentos. Ela busca se mostrar a pessoa perfeita para apenas “relaxar” de forma autêntica e descompromissada, o que atrai e seduz quem estiver ao seu redor: “digo o que penso, garoto, não vou te provocar, pode culpar o amor que deu errado, consigo o que quero e vou embora”.
Dream
Lisa expõe nostalgia e saudades de uma relação antiga – o que não afeta sua vida atual, mas com sentimentos ainda existentes. A esperança de um retorno deste relacionamento é exposto como “um lugar que podemos ser nós, eu sei que não é real, mas é real o suficiente”. A ideia é de que, mesmo após o fim, a relação sempre vai poder viver nos sonhos da protagonista.
O álbum possui as outras duas versões alternativas das músicas “Fxck Up The World” e “Rapunzel” porém em suas versões solos, como “Fuck Up The World (Vixi Solo Version)” e “Rapunzel (Kiki Solo Version)”.