Por Cultura Plural
Por Amanda Stafin e Lucas Jolondek
O documentário Verdade 12.528 (2013) foi exibido na última segunda (31/03), no primeiro dia de atividades do VI Ciclo Descomemorar Golpes, promovido pelo projeto de extensão Combate à Desinformação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O documentário dirigido por Paula Sacchetta e Carlos Juliano Barros aborda as violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985). O título faz referência à lei nº 12.528, que criou a Comissão Nacional da Verdade (CNV) para investigar crimes como tortura, assassinatos e desaparecimentos políticos. O documentário também traz relatos de ex-presos políticos, familiares das vítimas e especialistas que viveram o regime de censura.
Após a exibição, o professor do Departamento de Jornalismo da UEPG, Kevin Furtado, mediou um debate com os espectadores. Kevin relembrou a tentativa de golpe recente promovida por agentes públicos ligados ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, processo em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). “Por isso eventos como o Descomemorar Golpes, que relembram fatos que tratam do regime de 1964 a 1985 são importantes para que nós não esqueçamos os desrespeitos aos direitos humanos cometidos no período”, destaca. “Relembrar sempre, para que não mais aconteça, é o objetivo de ações como esta sobre o 31 de março”, finalizou.
Pablino Caceres Paredes ressalta que o documentário traz elementos comuns das ditaduras em países da América do Sul e dúvidas até hoje não respondidas. “A ditadura aconteceu no Chile, no Paraguai, no Brasil, no Uruguai e na Argentina. A criação da Comissão de Verdade não foi para concluir com a punição daqueles que instalaram as ditaduras e isso é uma dívida social e política”.O VI Ciclo Descomemorar Golpes aconteceu entre os dias 31 de março e 2 de abril. O evento objetiva refletir sobre os desafios das relações democráticas e seus impactos na sociedade brasileira. Além de trazer o relato de pessoas e familiares que sofreram tortura duranta a ditadura militar brasileira, o Verdade 12.528 mostra a necessidade de estabelecer a verdade sobre os acontecimentos da época. O longa é uma reflexão sobre os acontecimentos do passado e o legado que a ditadura deixou em todo o país.