Por Cultura Plural
Por: Arthur de Ramos e Lorena Rocha
No sábado (22) ocorreu a primeira sessão aberta ao público de Role Playing Game (RPG) no Gato de Botas Café Bar. O evento foi narrado pela mestra Elena Leone e incluiu parcerias como o Conselho de Cultura Pop, o grupo Carnafolk e a Revista Mural.
Elena, acadêmica de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), é a narradora do RPG de mesa Esquadrão de Combate aos Metamorífagos, mais conhecido como E.s.c.o.meta. O jogo interpretativo reúne sete agentes, inicialmente encarregados de coletar amostras laboratoriais na África do Sul. No entanto, ao serem encurralados em uma missão maior do que esperavam, a história se desenrola em meio a desafios.
A narradora explica a trajetória do jogo interpretativo antes da organização do evento, sendo dividida em capítulos e contando com agentes recrutados entre jogadores sobreviventes de mesas anteriormente realizadas no formato online. Com a mudança da estudante para Ponta Grossa, surgiu o desejo de recriar a experiência do RPG presencialmente. A proposta do evento, sem fins lucrativos, tornou-se viável a partir da parceria com o Gato de Botas, que cedeu o espaço para a atividade.
Segundo Elena, que se considera uma das responsáveis por expandir a cultura do RPG de mesa, a cultura do jogo na cidade é forte, porém restrita ao público interessado. O objetivo do projeto, segundo a narradora, é impactar tanto a percepção do jogo interpretativo quanto da cultura geek em geral. A decisão de realizar as sessões em um espaço público visa “estourar a bolha”, permitindo o contato de outras pessoas com esse universo interpretativo.
As sessões serão quinzenais e o segundo episódio do jogo a céu aberto está programado para o dia 5 de abril, às 11h30, na rua Riachuelo nº 115, no centro da cidade. O evento deve reunir novamente o esquadrão e a plateia presente para desbravar esta história.
Postagens informativas sobre o RPG podem ser acessadas no perfil oficial do Instagram do Esquadrão de Combate aos Metamorífagos.