Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Lucas Jolondek
Na última quinta-feira (31), a noite de Halloween foi protagonizada pela Família Addams nos palcos do Cine Teatro Ópera. Com a maioria dos ingressos vendidos, a peça da companhia de teatro Cia de Fianco trouxe um dos clássicos adorados pelo público. A apresentação ocorreu às 20h no palco B.
A diretoria Maisa Oliveira levou mais de um ano para escrever a peça e foi responsável por interpretar Mortícia Addams. A atriz fala como foi interpretar essa personagem tão adorada. “Todo mundo espera para ver a Mortícia clássica, elegante e para isso precisei alisar cabelo, fazer maquiagem”, explica Maisa.
Ela relata a satisfação de interpretar a Mortícia por ser uma personagem que ela gosta muito e por sentir o carinho do público. O processo de imersão na personagem aconteceu após assistir muitas séries, filmes e realmente entender o que é ser um Addams.
Maisa conta que a ideia da peça surgiu no início de 2023. “Compartilhei com o grupo e fomos atrás de referências em filmes, músicas e várias outras coisas”.
A Cia de Fianco é uma companhia independente de teatro de Ponta Grossa, Segundo a atriz Luane Spak, que interpreta a personagem da Wandinha, Addams foi uma peça que custou muito para ser paga. O grupo reuniu o lucro de duas outras apresentações para custear o espetáculo da Família Addams.
Luane fala que a Cia de Fianco é formado por estudantes de teatro que resolveram crescer como um grupo. Após ouvir que o gênero de comédia, que comumente é apresentado pelo grupo, não é artístico e crítico o suficiente e que seriam deixados de lado, os artistas resolveram se tornar “De Fianco” que vem do italiano e significa “de lado”.