Por Duda Macedo
Na última terça-feira (22/10), ocorreu a Feira do Empreendedor no Colégio Sagrada Família. Foram vendidos produtos feitos pelos próprios alunos do segundo ano do ensino médio da instituição. A feira contou com uma variedade de alimentos como hambúrgueres, batatas, doces, bebidas etc.
A feira se originou na disciplina de Projeto de Vida. Nela, os alunos desenvolvem experiências que levarão para a vida profissional. Segundo o professor Thiago Sousa, a intenção em realizar uma feira gastronômica era que os estudantes praticassem o empreendedorismo. “Eles aprendem sobre processos como fluxo de caixa, investimento e controle de produtos”, complementa o professor.
Um dos alunos que participou da feira foi Marcus Ferreira, que atuou na função de caixa. Para ele, o incentivo ao empreendedorismo desperta um interesse para uma opção de profissão futura. “Acredito que o que eu mais aprendi foi como aprender a administrar o dinheiro. Porque trabalhando com a venda e o lucro, a gente aprende a calcular o valor dos ingredientes e materiais usados”, conta.
A feira do empreendedor foi aberta ao público. A consumidora Kellyn Manys ficou impressionada com a variedade de produtos ofertados e ressaltou que o projeto ajuda os estudantes a entenderem como um negócio é formado.
Mais de 150 alunos se envolveram no projeto. Eles se prepararam por dois meses para o evento. Os estudantes foram os responsáveis por pensar o marketing e selecionar os produtos comercializados durante a feira.