Por Cultura Plural
Por Emanuelle Pasqualotto e Amanda Rafaella
No último fim de semana (17 e 18), o evento “Bom pra Cachorro e Outros Bichos”, realizado pela ONG Associação Protetora Animais de Ponta Grossa (APAPG) no Lago de Olarias, atraiu o público amante de animais. Com mascotes para adoção, vendas de produtos para pets e outras atrações, muitos tutores aproveitaram para levar os animais de estimação para curtirem o dia
O evento também contou com participação do Grupo Fauna, Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR). O foco foi a adoção responsável de gatos e cachorros, e muitos animais tiveram a chance de ter novos donos. Kamily Cunha adotou uma cachorrinha e falou sobre como sentiu com a nova companhia. “Vamos ter ela como uma filha, agora que nos mudamos para uma casa conseguiremos ter uma cachorrinha”.
Além da feira de adoção, o fim de semana contou com atrações para todas as idades, como infláveis para crianças, praça de alimentação e expositores de produtos para animais. Os tutores puderam aproveitar os concursos de melhor fantasia de pet, pet mais parecido com o dono e pet mais simpático.
Para as ONGs, o evento foi benéfico para mostrar o trabalho realizado, a grande necessidade que os animais têm de um lar seguro e a importância de adotar. Além disso, alguns grupos realizam trabalhos além do resgate ou cuidado com os bichos, como o grupo Fauna, que há 25 anos lutam pela causa animal. “A gente atua em várias frentes tanto de conscientização, militância em prol das defesas dos animais, ações judiciais, projetos de lei, é um trabalho bem amplo e uma das vertentes é o resgate”, explica Isabele Futerko, voluntária da ONG.
As equipes dos grupos são compostas por voluntários e os que estão em várias frentes, como o Grupo Fauna, precisam de toda ajuda possíve. A feira tem também o objetivo de dar visibilidade e também convidar a população a lutar pela causa, ajudar e participar do cuidado com animais que, em muitos casos, já passaram por situações difíceis.