Por Eduarda Macedo e Maria Cecília Mascarenhas
Na sexta-feira (09) os alunos dos projetos de extensão Lente Quente e Cultura Plural foram ao município de Irati, com o intuito de conhecer alguns veículos de comunicação da cidade. Dentre os espaços visitados estão a Rádio Najuá, o jornal Folha de Irati e o jornal Hoje Centro Sul.
A primeira parte da visita técnica ocorreu na Rádio Najuá, um veículo que teve sua origem em Irati no ano de 1978. A rádio, que nasceu no modelo A.M. (amplitude modulada) e no ano de 2017 teve que mudar para o modelo F.M. (frequência modulada), hoje carrega o nome de Super Najuá e está sintonizada no canal 92,5 Mhz. Além deste canal de transmissão, a Rádio Najuá opera no 106,9 Mhz com uma programação diferenciada da outra estação. Aos 46 anos de história a rádio encara um novo desafio, o de entrar no modelo rádio web através de um novo canal de transmissão, com estilo e programação diferentes. A equipe, além de acompanhar a transmissão ao vivo do horóscopo semanal, pode conversar um pouco com os ouvintes da rádio e conhecer os espaços jornalísticos da emissora.
O jornal Folha de Irati em 2024 completa 51 anos de existência. Com uma equipe composta majoritariamente por mulheres, o fechamento da edição do jornal ocorre toda quinta-feira. Desde o início de suas atividades, o jornal nunca passou por um hiato ou paralisações. As mais de duas mil e novecentas edições trazem as notícias da cidade de Irati e região e sua distribuição é gratuita. Na própria redação do jornal há um acervo com algumas edições antigas e parte delas também está disponível em acervos nas universidades.
O último local visitado foi o jornal Hoje Centro Sul, que também produz notícias de Irati e região e está na cidade há 25 anos. A sede é a antiga casa de um dos sócios do jornal. As edições custam atualmente R$2,00 e são lançadas todas as sextas-feiras.